panax ginseng para que serve

O Ginseng e uma raiz medicinal muito utilizada na medicina chinesa devido às suas incríveis propriedades que ajudam a diminuir o estresse e o cansaço, melhorando a qualidade de vida e proporcionando a longevidade.

Essa planta é tida como sendo adaptógena, ou seja, seus constituintes são capazes de atuar em diversas situações, não somente frente a uma condição específica, possuindo, assim, vários benefícios.

Essa raiz medicinal pode ser utilizada na forma de pó, chás ou cápsulas, que pode custar entre R$26 e R$ 50,00 dependendo da região. Em alguns locais a raiz do ginseng pode ser encontrada em mercados e feiras livres, sendo vendida à kg.


Para que serve
O ginseng possui propriedades estimulantes e revitalizantes, podendo ser usado para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, depressão e arteriosclerose, além de regular a pressão sanguínea. Veja quais são os 10 benefícios do Ginseng.

O ginseng coreano ou chinês, chamado cientificamente de Panax ginseng, é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios. Já o ginseng americano, chamado cientificamente de Panax quinquefolius, tem efeito contrário e é calmante sendo útil para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.

O ginseng indiano melhora a circulação sanguínea sendo útil para melhorar o contato íntimo e, além disso, pode ser usado para prevenir ou ajudar no tratamento contra o câncer. Saiba quais são os benefícios do ginseng indiano e como usar.

ginseng em pó beneficios

Como consumir ginseng
Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de ginseng por dia, que pode ser consumido de diversas formas:

Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária - veja como tomar o ginseng em cápsulas;
Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.
O ginseng não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por um curto período de tempo, de acordo com a orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.


Cuidados com ginseng
Apesar de todos os benefícios do ginseng ele não é aconselhado para pessoas que possuem doenças cardíacas, mulheres grávidas ou durante a amamentação. Quando acima da dose diária máxima de 8 g, o ginseng pode provocar alguns efeitos colaterais, como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial. Esses sintomas, porém, podem desaparecer ao cessar o uso desta planta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *